Newest Post
// Posted by :Daniel Lima
// On :terça-feira, 11 de outubro de 2016
OS 30 ANOS DO ANIME DE SAINT SEIYA (OS CAVALEIROS DO ZODÍACO)
11 de Outubro de 2016, uma data importante para os fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco. Neste dia o anime completa 30 anos da sua estreia no Japão, ocorrida em 11 de Outubro de 1986, num sábado as 19h, na TV Asahi. Os episódios viriam a ser exibidos sempre nesse dia e horário.
Primeiro pôster da série anime, lançado no Japão
Originalmente uma série de mangás, Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco (nos países de língua portuguesa), foi criada em 26 de novembro de 1985, escrita e ilustrada por Masami Kurumada, e publicada na revista Weekly Shounen Jump de 1986 a 1990 e adaptada para anime pelo estúdio Toei Animation de 1986 a 1989*. (*Clássico).
A série conta a história de guerreiros místicos chamados Cavaleiros que lutam vestindo Armaduras sagradas baseadas nas diversas constelações. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega da guerra e sabedoria Atena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo, ou de outras mitologias que pretendem dominar a Terra.
Os cinco principais Cavaleiros: Shiryu, Shun, Seiya, Hyoga e Ikki e a reencarnação da deusa Atena, Saori
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco depois que se tornou sucesso na França em 1988, onde recebeu o nome de Les Chevaliers du Zodiaque, o que foi também o primeiro lançamento estrangeiro da série.
Tanto o mangá original e a adaptação em anime foram muito bem sucedidos em vários países asiáticos, europeus e latino-americanos, no entanto, nenhum deles foram dublados em inglês até 2003. Quatro filmes foram exibidos nos cinemas japoneses no período de 1987 à 1989. Porém o anime ficou inacabado em 1989, deixando uma parte do mangá sem animação.
Mas em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries OVAs, tendo a última finalizada em 2008, a fim de adaptar o restante da história do mangá, e, seguindo este renascimento da franquia, um quinto filme foi exibido em 2004. Em 2006, o autor Kurumada retomou a publicação do mangá, a partir da conclusão da obra original, continuando a história em Saint Seiya: Next Dimension.
Mas em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries OVAs, tendo a última finalizada em 2008, a fim de adaptar o restante da história do mangá, e, seguindo este renascimento da franquia, um quinto filme foi exibido em 2004. Em 2006, o autor Kurumada retomou a publicação do mangá, a partir da conclusão da obra original, continuando a história em Saint Seiya: Next Dimension.
Mais uma vez o quinteto principal e Atena
Em 2014, um sexto filme (em CG) estreou em junho no Japão e em setembro no Brasil. Embalado pelo filme, comemorou-se os 20 anos desde a primeira exibição da série no Brasil na extinta TV Manchete. Sendo comemorado por vários fã clubes, incluindo a exibição de episódios clássicos em salas de cinema. Já em 2015 um novo anime contendo 13 episódios centrado nos Cavaleiros de Ouro intitulado Saint Seiya soul of gold foi exibido via internet simultaneamente com o Japão com legendas em vários idiomas para todo o mundo.
Em 2016, para comemorar o trigésimo aniversário do mangá, no Japão ocorreu uma grande exposição (Saint Seiya 30th Anniversary Exhibition: Complete Works of Saint Seiya) contendo diversos produtos fabricados para a série, como as armaduras em tamanho real. Anteriormente em 2014, algumas armaduras foram exibidas no Brasil durante o evento Comic Con Experience, em São Paulo.
Logomarca da Rede Manchete de Televisão
Numerosos produtos comemorativos (um art book, um CD de músicas, action figures, bolsas, pinturas, carteles, figuras, relógio, etc...) para o 30º aniversário do mangá de Masami Kurumada e da animação da Toei Animation, foram realizados em 2016. No Brasil foram lançadas camisetas da série pela C&A e Piticas além do mangá Saint Seiya: Saintia Sho pela editora JBC e anunciado pela mesma o Kanzeban: edição de luxo e definitiva do mangá clássico de Cavaleiros do Zodíaco. Também foi anunciado que a RBTV (Rede Brasil de Televisão) voltará a exibir o anime na TV brasileira em Outubro desse ano no seu novo bloco oriental, graças a parceria da emissora com a Toei Animation. No País do Sol Nascente, o Kanzenban foi lançado entre 2005 e 2006 e possui 22 volumes. Esta versão contém muitas páginas a cores.
Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e seu irmão mais velho Ikki de Fênix
Verdadeiro marco na história dos animes no Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco foi uma verdadeira febre, um fenômeno televiso, comercial e social. Quem era criança à época lembra bem como, principalmente o ano de 1995 foi marcado pelos guerreiros de Atena. A série abriu o mercado nacional até então praticamente restrito as animações norte-americanas para a emergência dos animes na TV e no país em geral. Publicações que falavam sobre Cavaleiros e outros animes como a revista 'Herói' marcaram, assim como os famosos bonecos hoje conhecidos como action figure eram o sonho da maioria das crianças e venderam bastante. No bojo de 'CDZ' vieram Sailor Moon, Yu Yu Hakusho, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Pokémon e Dragon Ball. Uma curiosidade é que a série foi além de tudo isso ainda responsável pela popularização da profissão de dublador, uma vez que os atores que deram vozes aos personagens são hoje verdadeiros ídolos no meio de fãs de animes.
Anos depois, em 2000 a obra teria seu mangá publicado no Brasil pela primeira vez através da editora Conrad e, junto com o mangá de Dragon Ball, sendo -- mais uma vez -- também responsável pela difusão dessas publicações no Brasil. A Manchete, onde a série foi exibida primeiramente entre 1994 e 1997 com episódios dublados pela Gota Mágica batia picos de audiência tendo inclusive superado a Globo em algumas ocasiões, tal a força da série àquela altura. Não seria portanto exagero dizer que de fato tudo o que envolve anime e mangá no Brasil possa ser classificado em A.C e D.C: Antes de Cavaleiros e Depois de Cavaleiros.
O sonho de consumo de qualquer criança nos anos de 1995 e 1996: Os bonecos action figure conhecidos na época como 'diecast'
A fonte de informação para os fãs de animes do final da primeira metade da década de 1990 pegou carona com 'CDZ'
Os episódios foram reprisados pelo canal Cartoon Network a partir de 2003 e pela Band a partir de 2004, ambos em uma versão redublada, agora pela Álamo. Em 2010, a Band exibiu a saga de Hades, até então inédita no país e lançada originalmente em OVAs.
Especula-se e espera-se ainda para 2016 um possível anúncio de uma nova animação para fazer parte das comemorações pelo 30º aniversário da série em anime. Talvez ele aconteça durante a Comic Con Experience (CCXP) que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de Dezembro em São Paulo e que contará com a presença de Kozo Morishita, atual presidente de animação da Toei e diretor de episódios da série clássica dos Cavaleiros.