Newest Post

// Posted by :Daniel Lima // On :terça-feira, 4 de outubro de 2016


A REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DO FEMININO AO LONGO DO TEMPO 

A Eterna Vênus ainda persiste, mesmo nos mangás e animes

As artes gráficas (ilustrações, quadrinhos) ofereceram um campo aberto à uma nova forma de representação
 de um tipo mais audacioso de mulher, diferente da "grande arte".
Em termos de representação da mulher nos quadrinhos, temos, à partir dos anos 30, ao lado de coadjuvantes expectadoras, das eternas noivas ou namoradas dos primeiros super-heróis, agora também as personagens femininas que souberam se impor num mundo ordenado segundo uma visão masculina.
As heroínas das HQs norte-americanas, como a Mulher-Maravilha, Mulher-Gato, são as primeiras lembradas, e notadamente a emergência dos mangás e animes japoneses, onde em muitas obras as personagens mulheres são as centrais e determinantes no enredo. Vários são os mangás onde elas são as "salvadoras do mundo"! Podemos citar as obras 'Freezing' dos autores Dall-Young Lim e Kwang-Hyun Kim e 'Claymore' do autor Norihiro Yagi.
Mas, concernente à isso uma coisa está sempre presente nessas obras, desde as épocas mais afastadas da humanidade: a sensualidade feminina. Eva, Lilith e Pandora, as "rebeldes" são tão fortes quanto leoas e tão belas quanto Afrodite e Freya.


                                            
          Sonken Chuubou do anime Ikkitousen. Poses sensuais como esta não são meras coincidências e na verdade seguem um modelo padrão


                                    

                                          Deusa greco-romana Vênus em pintura do italiano Sandro Botticelli



De fato, não é possível imaginar a arte sem a presença da mulher; principal inspiradora de diversos artistas, como pintores, escritores, músicos. Talvez nenhum outro ser inspirou tanto a criação artística como a mulher. É durante a Antiguidade, que a arte grega devota um culto ao corpo feminino, e a arte romana também a valoriza através de esculturas. Na Idade Média, a arte passa por uma mudança e o corpo-mulher quase some. A Renascença estabelece um culto pagão à Beleza, cujo maior representante é a mulher que durante o século XVIII as mostra representadas com virtudes do corpo e da alma. Por fim, a mulher moderna, marcada pela presença cada vez maior dela também como criadora da arte, e não apenas representada por esta.

A ETERNA VÊNUS - A Vênus de Milo, escultura em mármore, representa a deusa grega Afrodite, simbolo do amor sexual e beleza física, data de cerca de 130 a 100 aC e acredita-se seja obra de Alexandros de Antióquia. Quando foi encontrada na ilha de Milos, no Mar Egeu, em 1820, por um camponês, estava quebrada ao meio, as mãos, danificadas e separadas do corpo, mas ainda possuía os braços.
Alguns estudiosos pensam que ela estava encostada em um pilar porque fazia parte da obra uma coluna com inscrições identificando a escultura como Vênus vencedora do concurso de beleza julgado por Páris.
Essa escultura-ícone da arte representando a mulher, é incontestavelmente o modelo seguido por gerações de artistas ao longo dos séculos que se seguiram. As feições, os trejeitos, o movimento... ela é um modelo-ícone da escultura ocidental, representa o que uma mulher idealizada deveria ser. É a perfeita representação 3D do subconsciente dos artistas homens ao longo dos séculos de história.

NO ORIENTE - A Shunga foi uma corrente artística japonesa com temática sexual derivada do movimento Ukiyo-e, produzida durante o Período Edo do Japão, entre os séculos 17 e 19. 
Os livretos e desenhos eram feitos por artistas de Ukiyo-e, pois conseguiam vender as obras com temática sensual com mais facilidade -- até hoje é assim pois mesmo alguns mangás do gênero mais popular shonen utilizam com frequência fanservice sensuais como em Fairy Tail por exemplo. 

                                                                                                                                                                                                                                                                     

                                         Rias Gremory do anime Highschool DxD, numa típica pose das Vênus de pinturas clássicas.
                                     
                                            
                                                   Vênus em pitura do francês William-Adolphe Bouguereau
 


Após o primeiro contato com o Ocidente, através dos portugueses, -- católicos fervorosos -- o Japão passou a experimentar um choque cultural e a consequente assimilação de alguns valores e hábitos dos europeus. E a arte, a sexualidade ocidental não foi exceção à regra. Esculturas e pinturas das exóticas e belas mulheres ocidentais, loiras e ruivas de cabelos cacheados, e até as belas africanas que acompanhavam os ocidentais chocaram os japoneses.

A partir daí e mais recentemente ainda, voltando a temática dos quadrinhos e mangás, desenvolveu-se uma perfeita junção de dois mundos na representação do corpo feminino nessas obras. Os gêneros hentai e ecchi são famosos e acessados por pessoas do mundo inteiro pela internet, e mostram personagens mulheres com corpos voluptuosos; são as eternas Vênus.
Sim, só que trasvestidas à maneira japonesa. Como resultado da influência ocidental, os japoneses também evocam a imagem-ícone do corpo feminino idealizado.
Obras de mangá/anime como Queen's Blade, Ikkitousen, Highschool DxD, To LOVE-Ru, Bible Black e tantas outras dos gêneros citados acima são a perfeita representação em arte de desenho da eterna Vênus.

Quando criança e até a adolescência eu gostava muito de desenhar. Coisa de família; uma de minhas irmãs é artista. Mas infelizmente, eu abandonei.
Em se tratando de animes, meus primeiros traços foram dos Cavaleiros do Zodíaco, logo, as bishoujo de Sailor Moon e pronto! Foram as que mais passei a desenhar. Reparando depois nos meus livros de história da arte vejo que se tivesse continuado e seguido com os desenhos e consequentemente as pinturas, a beleza feminina seria a mais retratada por mim também como a grande maioria dos artistas e isso posso jurar por Ticiano e sua icônica Vênus de Urbino! Mas o gosto pela leitura, o prazer e a busca por conhecimento me levaram a me aproximar mais das musas da História e da Filosofia...

Bom, espero que tenham apreciado esse texto, tive várias fontes de consultas bibliográficas como não poderia deixar de ser. Até a próxima.


                                                           


Satellizer el Bridget do anime Freezing banhando-se. Icônica voluptuosidade das formas e longos cabelos loiros
evocando a preferência da maioria masculina mundial
         


                                               Escultura de Afrodite (Vênus para os romanos) agachada no banho, exposta no Museu Britânico





 
                                      A famosa estátua Vênus de Milo (que não é o de CDZ) ícone-modelo de beleza feminina. 

Desde 1821 a escultura encontra-se no museu do Louvre em Paris.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

// Copyright © MOTTO ANIMES //Anime-Note//Powered by Blogger // Designed by Johanes Djogan //