Newest Post
// Posted by :Daniel Lima
// On :terça-feira, 27 de setembro de 2016
DERRUBANDO PRECONCEITOS:
ECCHI TAMBÉM TEM CONTEÚDO
Numa análise técnica geral e rápida do que seja, Ecchi ou Etchi (em tradução livre, "obsceno") é um termo japonês que refere-se a relação sexual ou amostra de muita sensualidade.
No Ocidente, o termo é associado principalmente com animes, mangás, ou jogos que apresentem a sensualidade como principal tema, em contraste com o termo hentai, usado para aqueles que apresentam sexo explícito ou censurado.
A origem da palavra é incerta, porém, acredita-se que seja um acrônimo em japonês da própria palavra Hentai, pelo fato de que no Japão a letra H tem som de Ecchi/Etchi, sendo que muitas vezes se referem a mangás hentai como H-mangá.
Personagem Ako Tamaki do mangá Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta
Personagens Naruse Mio, Zest e Yuki Nonaka do anime Shinmai Maou no Testament
Personagem Sento Isuzu do anime Amagi Brilliant Park
O fato é que muitos entusiastas do mangá e anime costumam olhar com certo (e em muitos casos verdadeiro) desdém mangás e animes do gênero ecchi. Algumas mulheres (principalmente grupos de feministas) não gostam de serem vistas como objeto sexual enquanto muitos homens afirmam que você não absorve conteúdo lendo esses mangás, outros afirmam até que indivíduos leitores do gênero são incapazes de se relacionarem com uma mulher de verdade.
Personagem Elza Scarlet do mangá Fairy Tail publicado no Brasil pela editora JBC
Mas será que é só isso mesmo? Ecchi deve ser visto sempre e apenas como algo apelativo? Bom vivemos num país onde a liberdade sexual é bem alta (até exagerada em certo ponto). No Rio é comum vermos mulheres de corpos esculturais exibindo seus dotes nas praias com pequenos biquínis do tipo fio dental; ou as vemos aparecendo com seus vestidos curtíssimos em programas de TV, propagandas de lingeries em outdoors até nas novelas as chamadas “piriguetes” se tornaram um padrão, em todas tem uma...
Personagens Rias Gremory, Akeno Himejima e Asia Argento do anime Highschool DxD
A verdade é uma só: o sexo é algo natural do ser humano, as pessoas gostam de sexo e falar sobre sexo, logo adoram algo apimentado para atiçar os seus instintos. Negar isso é não encarar a realidade dos fatos. Então é normal hoje em dia a exposição da sensualidade da mulher nas mídias. Cantoras famosas abusam da sensualidade como Rihanna ou Koda Kumi, isso é atraente ao sexo masculino. E as mulheres também se sentem assim, como prova cantores como Rick Martin as boy bands coreanas e os cantores de sertanejo universitário por aí.
Personagens Ako Suminoe e Riko Suminoe do anime Kiss x Sis
Por isso não deveria ser sensato julgar uma obra pela capa e sim se o conteúdo é interessante. Ninguém duvida que Rihanna é uma excelente cantora mesmo com tamanha sensualidade. A mesma coisa devemos dizer de mangás. Muitos realmente são sem dúvida apelativos levando-se em consideração nosso sistema de pensamento ocidental, como Kiss x Sis e seu protagonista a volta de cenas semi hentai com suas irmãs gêmeas, mas outros usam o ecchi como forma de atrair público assim como a indústria fonográfica faz com a música, ou o mangá shonen com seus clichês e fórmulas de sucesso.
Personagens Hana Midorikawa, Mari Kurihara, Shiraki Meiko do anime Prison School
O que a gente precisa é analisar e saber o que é interessante ou não. As personagens femininas podem mostrar mais do que o corpo e serem interessantes também por suas qualidades e defeitos.
Conclusão:
É preciso julgar o trabalho pelo todo e não só pelo gênero, demografia. Da mesma forma que existem mangás apelativos ao público otaku japonês que de fato extrapolam o bom senso existem também mangás com toque de sensualidade mas com um conteúdo atraente até pra quem não gosta dessas coisas. E convenhamos vivemos num país tropical, com muita liberdade e mulheres sexys a todo o instante pra onde quer que nós olhemos. Temos que parar com preconceitos, para vivermos de forma mais leve. E no fim, mangá e anime são entretenimento e deveriam ser tratados mais como tal.
Personagem Celia Cumani Aintree do jogo/anime Walküre Romanze
Personagem Hakufu Sonsaku do anime Ikkitousen
Fonte: OTAKU LIFE